É irônico pensar que, para escrever este texto, eu fiquei procrastinando por semanas. Embora eu goste muito de escrever no blog, até mesmo o que me faz feliz acaba sendo deixado de lado. A procrastinação é um problema constante para mim, e isso faz com que eu deixe muitas coisas inacabadas.
Sabe quando você começa a assistir uma série empolgante, mas depois de alguns episódios simplesmente não sente mais vontade de continuar? Ou quando você decide que vai praticar aquela atividade que ama, mas logo desanima sem nenhum motivo? Eu sempre passo por isso.
Mas por que deixamos as coisas inacabadas? Eu consigo pensar em vários motivos. Um deles é o medo de não ser perfeito. Às vezes, nos sentimos tão pressionados a fazer tudo da melhor maneira que acabamos travando. Colocamos expectativas tão altas que qualquer esforço abaixo disso nos faz querer desistir.
No meu caso, eu sinto que, se não der o meu melhor todos os dias, não vale a pena nem tentar. Mas aí é que está o problema, pois se eu não tentar, não vou atingir nenhum objetivo. Mas, às vezes, é difícil colocar isso na minha cabeça.
A autocrítica está diretamente ligada na procrastinação. Muitas vezes, nos cobramos demais, e essa pressão pode nos fazer desistir. Queremos um retorno instantâneo, uma recompensa rápida pelo nosso esforço, e quando isso não acontece, a motivação vai embora.
E tem também o fato de perdermos de vista o objetivo inicial do que estamos fazendo. Focamos tanto no resultado final que esquecemos que ele é formado por esforços diários, por menores que sejam eles.
É difícil, eu sei!
A procrastinação é um ciclo vicioso: procrastinamos, nos sentimos culpados, e a culpa só aumenta a nossa vontade de evitar a tarefa.
É importante que você entenda que a procrastinação também pode ser confundida com a “preguiça”, mas essa falta de ânimo é mais do que isso, pois tem um motivo por trás.
Seja por falta de motivação, medo de errar ou não querer se frustrar com o resultado, é preciso encarar as coisas de frente. You can do this, girl!
Eu não vou dar dicas de como você pode vencer a procrastinação, pois nem eu sei ao certo como fazer isso, mas de uma coisa eu sei: quando finalmente consigo terminar algo que comecei, é como se um peso fosse tirado das minhas costas. É libertador! Terminar algo não só traz um sentimento de realização, mas também nos ajuda a retomar a confiança em nós mesmos.
Toda vez que eu termino uma série que parei de assistir sem motivo, ou quando eu consigo realizar uma tarefa facilmente, depois de adiar até não poder mais e sofrer por isso, eu me questiono do porque não terminei isso logo.
Então, da próxima vez que você sentir aquela vontade de abandonar algo, lembre-se de que a recompensa vai vir mais cedo ou mais tarde. Não deixe que o medo, o perfeccionismo ou a procrastinação te impeçam de terminar o que começou.
Depois de tanto refletir e, finalmente, conseguir terminar esse texto, eu cheguei à conclusão de que o segredo para vencer a procrastinação é justamente se permitir ser medíocre! Para quê ser perfeita em tudo? Apenas faz logo o que tem que ser feito e *tente* não se cobrar muito no processo.