Tempo de leitura: 3 minutos

Fiquei um bom tempo em busca de inspiração para esse próximo post do blog, até que, ao ficar um longo período tedioso no TikTok, como uma boa geração Z meio millenium, um vídeo me inspirou a escrever sobre hobbies. No vídeo, uma diva compartilhava os diversos hobbies que ela tem, e isso me fez refletir em como é importante ter uma paixão pessoal, algo que você goste de fazer.

Coincidentemente, começar um hobby faz parte das minhas metas de início de ano, mas esse objetivo de vida foi se perdendo ao longo dos meses. Mas eu não desisti ainda!

E você, tem algum hobby? Ou já pensou em ter um? Bom, no meu caso, ainda estou em busca de encontrar um hobby que eu realmente goste e consiga colocar meu tempo e esforço nele.

Mas, curiosamente, esse processo tem se mostrado mais desafiador do que eu imaginava, especialmente considerando que um hobby deveria ser algo que praticamos por puro prazer, sem pressões ou expectativas.

Nessa busca, cheguei à conclusão de que é difícil ter um hobby, pois não sabemos como desfrutar de um. E isso é explicado pelo próprio conceito de hobby, que envolve se dedicar a uma atividade sem pressões ou expectativas, apenas pelo prazer de fazê-la.

Para ter um hobby, é preciso fazer algo despretensiosamente, mas fazer isso é mais difícil do que parece, principalmente se considerarmos o momento frenético que vivemos atualmente.

A pergunta que fica então: Por que eu vou me propor a fazer alguma coisa se não sou boa naquilo de primeira e isso vai me frustrar ao ponto de achar que estou perdendo o meu tempo, que eu poderia estar fazendo algo mais produtivo? Porque senão a gente enlouquece!

As pessoas estão sedentas por produtividade, e isso nos faz ter expectativas elevadas em tudo que fazemos. Nisso, parece que ter um hobby se tornou algo quase impossível.

O problema não está na falta de atividades disponíveis, mas sim na dificuldade de se desprender das pressões que nos cercam. A ideia de um hobby, que deveria ser algo natural e prazeroso, muitas vezes vem carregada pela cobrança interna e pela pressão para ser excepcional em tudo o que fazemos.

Sem mencionar o desejo de se destacar e o perfeccionismo, intensificados pelo capitalismo e pela necessidade de transformar cada interesse em uma fonte de renda, que transforma a simples prática de um hobby em algo meramente comercial.

Como eu disse antes, vivemos numa sociedade que valoriza a produtividade. Consequentemente, até mesmo os momentos destinados ao lazer são vistos como oportunidades para autoaperfeiçoamento ou realização de metas. E isso tira a graça de se ter um hobby, pois toda atividade se torna altamente produtiva.

A busca pelo hobby ideal também é frequentemente frustrada pela espera da situação perfeita. Seja pelo momento específico, um equipamento adequado ou uma condição ideal, sempre esperamos por algo para começar a se dedicar em alguma coisa.

E esse desejo de encontrar o “momento certo” pode levar à procrastinação e, com o tempo, perdemos o interesse.

Então, como encontrar um hobby? A resposta não é tão definitiva. O que você pode fazer é explorar, experimentar e se permitir tentar diferentes atividades sem expectativas rígidas.

Sim, eu sei que isso é difícil, mas vale a pena tentar, pois, muitas vezes, um hobby aparece quando você se dá o espaço para se divertir e explorar novas possibilidades sem se pressionar demais.

Seja artesanato, meditação, leitura, canto, dança, escrita, jardinagem, fotografia, tricô, cozinhar, tocar algum instrumento, tudo é válido. Apenas faça algo e mantenha suas expectativas baixas para não se frustrar!

imagem para o post sobre objetivo de vida ter um hobby, que é composta por figuras de vários personagens.
Objetivo de vida: ter um hobby!

No meu caso, encontrar um passatempo, que realmente me cative, tem sido um processo de tentativa e erro. Há várias coisas que gosto de fazer, entre elas jogar Stardew Valley, escrever para o blog, dançar, fazer colagens e criar pastas no Pinterest, e até mesmo tirar fotos e escrever em um diário.

Cada uma dessas experiências eu considero como meus hobbies, apesar de que nenhuma delas se estabeleceu como uma paixão duradoura. Mas eu estou trabalhando nisso e já defini como meu objetivo de vida ter um hobby legal!

A verdade é que encontrar um hobby pode ser um objetivo de vida marcado por experimentação e autoexploração. Mas saiba que o importante é se dar ao prazer de fazer algo simplesmente porque você gosta, sem a necessidade de provar nada a si mesmo ou aos outros.

Trending